segunda-feira, 31 de agosto de 2015

I Seminário do Núcleo de Enfrentamento à Violência ao Idoso acontece quarta-feira (02)

O momento é direcionado aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social

31 de agosto de 2015

No mês de setembro, o Núcleo de Enfrentamento à Violência ao Idoso de Garanhuns (Neviga) completa um ano desde sua implantação no município. Na próxima quarta-feira (02) será realizado o I Seminário do Neviga. O momento, que acontecerá no Chalé Recepções II, no bairro Heliópolis, é direcionado aos profissionais das secretarias de Saúde e Assistência Social. As inscrições serão realizadas no local do evento, a partir de 8h. Em média, 200 servidores participarão do seminário.

O Neviga, que tem o objetivo de prevenir a violência e promover o bem-estar e uma melhor qualidade de vida aos idosos, realizará esse seminário com o objetivo de esclarecer aos profissionais o papel dos órgãos que lidam com o idoso. “Será um momento de construção, para esses profissionais tirarem dúvidas diretamente com os órgãos responsáveis. Nós temos obtido resultados muito positivos em Garanhuns, depois da implantação do núcleo. Então nesse seminário iremos também falar sobre esses avanços”, comenta a coordenadora do Neviga, Bruna Paixão.

Após a mesa redonda de abertura, será iniciada uma palestra sobre o papel do Ministério Público na atuação de recebimento de denúncias contra a pessoa idosa. A temática será conduzida pelo promotor de Justiça da Comarca de Garanhuns, Domingos Sávio, e pela coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa do Estado de Pernambuco, Yélena de Fátima. Em seqüência, o delegado seccional de Garanhuns, Flávio Pessoa, falará sobre como a Polícia Civil atua no recebimento de denúncias de casos de violência contra o idoso.

“Violência contra a Pessoa Idosa e Ficha de Notificação de Violência” é o tema da terceira palestra, que será ministrada por Renata Vieira e Caroline Souto, que são técnicas da Vigilância de Violências (SES/PE). Após isso, a psicóloga do Creas Municipal, Aline Rafaela, irá ministrar uma palestra sobre a atuação da equipe do Creas no acompanhamento dos casos de idoso com seus direitos violados. Para encerrar o seminário, a equipe do Neviga irá falar sobre o que avançou em Garanhuns após a implantação do núcleo.  

Texto: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico

Eleição unificada do Conselho Tutelar ocorrerá em 04 de outubro

Em Garanhuns, são 15 candidatos concorrendo ao cargo. Os cinco mais votados assumem em janeiro de 2016


31 de agosto de 2015

As eleições para os novos conselheiros tutelares ocorrerão de forma unificada em todo território nacional na primeira semana do mês de outubro. As eleições, em Garanhuns, ocorrerão no dia 04 de outubro, e todos aqueles que são eleitores inscritos no município poderão votar mediante apresentação do título de eleitor em condições de regularidade com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e documento de identificação com foto.

O mandato dos conselheiros será ampliado em um ano, passando de três para quatro anos, e haverá também a obrigatoriedade de remuneração. A posse dos novos conselheiros será no dia 10 de janeiro de 2016.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo que visa garantir os direitos de crianças e adolescentes, agilizando o atendimento prestado à população infanto-juvenil, criado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabelecendo que cada município deve ter, no mínimo, uma sede do conselho composta por um grupo de cinco pessoas.

Dentre as funções do conselheiro tutelar, estão: atender crianças e pais aplicando medidas de proteção, encaminhar ao Ministério Público noticia ou fato que constitua infração administrativa ou penal, tomar providências para que sejam cumpridas medidas de proteção aplicadas pela justiça, entre outras.

Confira o nome dos candidatos que estão aptos a participarem da eleição, em Garanhuns:  Cida da Cohab II; Cintia Danielle; Eliane Silva; Elvécio Espinhara; Genoveva; Isabel Chalegra; Josicleide; Julia Patricia; Luciano da Funase; Manoel Moretson; Mário do conselho; Pr. Ricardo dos Anjos; Pr. Samuel Vitorino; Socorro Carvalho e Stoni Costa. Para outras informações, o eleitor pode procurar a Casa dos Conselhos, que fica na Rua Ernesto Dourado, 890 – Heliópolis.

Texto: Luanny Porto
Imagem: Divulgação

Semana da Pessoa com Deficiência é encerrada em Garanhuns


Momento marcou a culminância das diversas ações que foram realizadas em Garanhuns em prol da pessoa com deficiência

31 de agosto de 2015

Após dez dias de intensas ações e atividades realizadas em Garanhuns, com a perspectiva de sensibilizar a sociedade para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, foi encerrada na manhã de hoje (31), no auditório da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce), a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Apresentações culturais promovidas por estudantes da Rede Municipal de Ensino fizeram parte da cerimônia.

O encerramento também contou com relatos dos trabalhos que foram realizados nas escolas durante a semana. “Espero que todo esse movimento e tudo o que foi vivenciado durante esses dias tenha causado algum impacto positivo, fazendo com que os garanhuenses tenham uma visão diferenciada sobre esse tema e sejam pessoas mais inclusivas”, comentou o secretário de Articulações Políticas e Governo, interino da Pessoa com Deficiência, Wanderley Lopes. Ainda de acordo com o Wanderley, “essa luta não para aqui. Os dez dias de mobilização acabaram, mas a busca pelos direitos da pessoa com deficiência continua”, concluiu.

Para a secretária de Educação e Esportes, Janecélia Marins, a realização das diversas atividades durante essa semana foi de grande relevância para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência, e essa mobilização não pode encerrar. “Fico muito feliz, pois tivemos muito êxito em tudo o que foi produzido nesses dias, mas isso não pode terminar por aqui. Espero que hoje não seja um dia de encerramento, mas um dia de recomeço nessa luta pela inclusão social. Fizemos muito, porém ainda há bastante trabalho pela frente, a fim de incluir as pessoas com deficiência nas escolas e nos outros espaços públicos com integridade, e nós continuaremos firmes por essa causa”, afirmou a titular da pasta.

Texto e fotos: Ruthe Santana

Por onde andam esses times que fizeram história no Brasileirão recente?

De 2001 pra cá, o Brasileirão teve times que foram considerados como "zebras", alguns apenas por conseguir chegar à Primeirona, e outros, por fazer mais história, até mesmo indo para a final, e o blog LIMOEIRO NEWS fala pra você por onde andam esses times que fizeram história recente nas competições nacionais.

AMÉRICA/RN - Quem não se lembra do final de 2006, quando o América/RN conseguiu superar os favoritos Paulista e Coritiba e conseguiu chegar à elite, ao lado de Atlético/MG, Sport e Náutico? Era improvável a subida do time de Natal, pois o time vinha de um rebaixamento para a Série C em 2004 e de um acesso à B em 2005, ao lado do Remo. Apesar da novidade, o time já havia participado da elite em 1997 e 1998. Infelizmente, a participação do time potiguar na Série A em 2007 foi vergonhosa. Apenas 17 pontos e rebaixado para a Série B ao lado do Paraná (41 pontos), Juventude (41 pontos) e Corinthians (44 pontos). Foi a pior participação de um clube na Série A na era dos pontos corridos. Atualmente, o América/RN está disputando a Série C e briga pela classificação. De lá pra cá, o time já caiu pra C, voltou para a B e caiu para a C de novo, onde está agora.

BOTAFOGO/SP - Quem não se lembra do famoso Botafogo de Ribeirão Preto, que disputou a elite em 1999 e 2001? Apesar da fraca campanha, o time paulista fez história enfrentando os grandes clubes do futebol nacional. Caiu em 2001, ao lado de Sport, Santa Cruz e América/MG. Viria a cair para a Série C em 2002, e após passagens por divisões inferiores inclusive em São Paulo, o Botafogo/SP atualmente disputa a Série D do Brasileiro.

BRASILIENSE - Quem não se lembra do Brasiliense, que chegou à final da Copa do Brasil de 2002, contra o Corinthians, que ganhou o título de forma duvidosa? Em 2002, o Brasiliense subiu para a Série B, e finalmente, após boas campanhas, chegou na Série A em 2004. Mas sua participação foi breve, caiu já em 2005. Nos anos seguintes, desceu mais dois degraus. Esse ano, o Brasiliense está fora do Campeonato Brasileiro.

FORTALEZA - No início da década de 2000, o Fortaleza esteve por três temporadas disputando a Série A do Brasileiro: em 2002, subiu, ao lado de Criciúma, mas caiu em 2003, ao lado do Bahia. Em 2004, subiu novamente após uma combinação improvável de resultados, ao lado do Brasiliense, deixando para trás o favorito Bahia e o Avaí.A presença do Fortaleza em 2005 na elite garantiu a presença nordestina, uma vez que o Vitória, único representante da região, havia caído em 2004. O tricolor do Pici quase se classificou para a Sul-Americana. Mas em 2006, não teve jeito, caiu, ao lado de Santa Cruz, Ponte Preta e São Caetano. O Fortaleza desceu para a Série C em 2009 e lá está até hoje, tendo ganhado a fama de liderar sempre na primeira fase e parar nas quartas de finais da terceirona. Será que esse ano o Leão cearense consegue subir ou vai morrer na praia mais uma vez?

GAMA - Esse time tem uma lembrança forte, inclusive, da CBF. O clube de Brasília se tornou famoso por ter entrado na Justiça em 1999 para participar da elite em 2000, uma vez que havia sido rebaixado à força para que o Botafogo fosse salvo. O time teve a coragem de peitar a CBF e o Clube dos Treze e conseguiu assegurar sua presença na Copa João Havelange. O time alviverde participou da elite em 1999, 2000, 2001 e 2002, sempre com campanhas fracas na parte de baixo da tabela. Mas em 2002, não teve jeito e desceu, ao lado de Portuguesa, Palmeiras e Botafogo, seu rival da confusão de 3 anos antes, por ironia do destino. Já em 2003, o Gama desceu para a Série C, mas voltou para a B em 2004, onde ficou até 2008, quando caiu novamente, descendo para a Série D em 2010. Após alguns anos ausente, o Gama está este ano disputando a Série D, estando inclusive no mesmo grupo do Botafogo/SP.

GUARANI - Campeão brasileiro de 1978, vice em 1986 e 1987, o Guarani de Campinas vive dias terríveis. Desde 2004, quando caiu para a Série B, andou pela Série C em 2007 e 2008, esteve na B em 2009 e fez uma rápida passagem pela Série A em 2010, voltando para a B. Em 2012, novo rebaixamento para a C, onde está até hoje, inclusive, com poucas chances de classificação.



IPATINGA - Esse time já mudou de nome, hoje é Betim/MG, está fora das competições este ano. O Ipatinga participou da Série A em 2008 e chegou a semifinal da Copa do Brasil em 2006 com os cariocas Flamengo, Vasco e Fluminense.

JUVENTUDE - Promovido à Série A em 1994, o Juventude ficou até 2007, dando sempre muita dor de cabeça aos grandes times, principalmente em 2002, quando se classificou para as quartas-de-final, quando foi desclassificado pelo seu conterrâneo Grêmio, e em 2003, quando chegou a meter 6x2 no Corinthians e a ganhar por 2x1 do Cruzeiro, campeão daquele ano em pleno Mineirão, o Juventude também venceu a Copa do Brasil em 1999, em cima do Botafogo. O Juventude caiu em 2007 para a Série B, em 2009 para a Série C, e no ano seguinte foi para na última divisão do futebol, onde ficou até o ano passado, quando conseguiu subir para a C. O time de Caxias faz boa campanha e tem boas chances de classificação para o mata-mata.


PARANÁ CLUBE - Considerado terceira força do Paraná e tendo nascido após a junção dos times Pinheiros e Colorado, em 1989, o Paraná subiu para a elite em 1992, e até 2007, quando foi rebaixado de vez, só esteve fora em 2000. O Paraná desceu em 2007 e disputa até hoje a Série B, não tendo nem subido e nem descido nesse tempo todo. Sábado, o Paraná venceu o Santa Cruz por 3x2 e respirou na luta que trava contra o rebaixamento para a Série C.



PAULISTA DE JUNDAÍ - Desses times pesquisados, apenas o Paulista não disputou a elite do Brasileiro nesse período. Mas mereceu nossa atenção pelo fato do time ter sido campeão da Copa do Brasil em cima do Fluminense em 2005, e por ter passado raspando em 2006, tendo perdido a vaga na Série A para o América/RN. O time já se chamou Etti Jundiaí, Jundiaí e depois Paulista. O time ficou tristemente célebre por ter impedido o retorno do Sport à Série A em 2002, quando eliminou o Leão no Mata-mata em plena Ilha do Retiro. O Paulista desceu para a Série C em 2007 e para a Série D em 2008, tendo uma única participação na Série D em 2009, mas com a queda no estadual, o time não tem mais conseguido entrar na Série D.


PAYSANDU - Dos times que foram pesquisados, o Paysandu é de longe, o que está mais perto de retomar seus dias de glória. O time, depois de passar tempos na Série C, agora está na Série B com boas chances de acesso para a elite, sendo atualmente o vice-líder, atrás apenas do líder Vitória/BA. O Paysandu foi promovido à elite em 2001, após seis anos fora, e ainda viria a ser campeão da Copa dos Campeões. O time de Belém ficou célebre por ter vencido o Boca Juniors em pleno La Bombonera na Libertadores em 2003, algo que nenhum time grande brasileiro havia conseguido. Ressaltando que o Papão, como é conhecido, conseguiu a classificação para o torneio continental por ter sido campeão da "falecida" Copa dos Campeões. Mas no jogo da volta, em Belém, o time argentino deu o troco, e tirou o clube brasileiro da disputa. O Paysandu caiu para a Série B em 2005, indo para a Série C já em 2006, onde ficou até o ano passado, quando carimbou sua volta para o segundo escalão do futebol brasileiro.

PORTUGUESA - Vice-campeão brasileiro de 1996 e um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, a Portuguesa disputa atualmente a Série C, estando encostada á zona de classificação e disputando a vaga com o Juventude. A Portuguesa foi rebaixada pela primeira vez em 2002, voltando em 2007, mas caindo de novo em 2008. Mas em 2011, a Lusa foi campeã de forma incontestável, sendo apelidada de "Barcelusa", e voltando para a elite. Em 2012 e 2013 a Portuguesa escapou do rebaixamento por pouco. Só que nos bastidores, a Lusa voltaria para a Série B após a descoberta que o time escalou irregularmente o jogador Everton, contra o Grêmio, o que fez o time perder 4 pontos e salvar o Fluminense do rebaixamento. Em 2014, a Lusa foi o inverso de 2011, sendo o pior time da competição e descendo para a Série C, de onde tenta sair esse ano.

SANTO ANDRÉ - Campeão da Copa do Brasil em 2004, quando calou o Maracanã ao vencer o Flamengo por 2x0, o Santo André, promovido no ano anterior para a Série B, subiria em 2008 para a Série A, mas teve uma participação breve, sendo rebaixado em 2009. Após cair para a Série D, o Santo André, esse ano, engrossa a lista dos times que estão fora das competições nacionais.

SÃO CAETANO - De longe, o São Caetano é o time que mais tempo incomodou os chamados grandes do futebol. Da subida para a Série B em 1998, o time, em 2000, foi vice-campeão brasileiro, perdendo a final para o Vasco. Em 2001, o São Caetano novamente chegaria a final, mas perdeu para o Atlético/PR. No ano seguinte, foi vice-campeão da Libertadores. O clube fez boa campanha em 2002, 2003 e 2004. Só que em 2004, durante o jogo contra o São Paulo, uma tragédia no dia 27 de outubro tiraria o clube dos seus dias de glória. O jogador Serginho morreu após uma parada cardíaca. O São Caetano, que deveria ter ficado em quinto lugar, acabou ficando perto da zona de rebaixamento após perder pontos por punição pelo fato acontecido. Em 2005, o time esteve longe dos seus dias de glória, e quase foi rebaixado. Mas em 2006 o time foi vice (de novo?) só que vice-lanterna e foi rebaixado. Entre 2007 e 2013, o time disputou a Série B, estando mais próximo de voltar a elite em 2012, quando somou os mesmo 71 pontos do promovido Vitória, mas ficou na Segundona pelos critérios de desempate. Em 2013, despencou de vez: rebaixamento para a Série C em 2013 e para a Série D em 2014. Atualmente, o Azulão disputa a última divisão com boas chances de classificação para o Mata-mata, liderando seu grupo, inclusive.

Blog Limoeiro News / Garanhuns Notícias

http://www.bloglimoeironews.blogspot.com.br/2015/08/por-onde-andam-esses-times-que-fizeram.html

Confira resultados e classificação das Séries A, B, C e D do Brasileirão


SÉRIE A:

VASCO 0 X 1 FIGUEIRENSE
SÃO PAULO 3 X 0 PONTE PRETA
GRÊMIO 0 X 0 CORITIBA
AVAÍ 3 X 0 INTERNACIONAL
PALMEIRAS 3 X 2 JOINVILLE
FLUMINENSE 1 X 2 ATLÉTICO/MG
SPORT 0 X 1 FLAMENGO
CHAPECOENSE 1 X 3 CORINTHIANS
CRUZEIRO 0 X 1 SANTOS
ATLÉTICO/PR 3 X 0 GOIÁS

Classificação:

1) Corinthians - 46
2) Atlético/MG - 42
3) Grêmio - 38
4) Palmeiras - 34
5) São Paulo - 34
6) Atlético/PR - 33
7) Fluminense - 33
8) Sport - 31
9) Santos - 30
10) Flamengo - 29
11) Chapecoense - 28
12) Internacional - 28
13) Ponte Preta - 27
14) Figueirense - 26
15) Avaí - 23
16) Cruzeiro - 22
17) Goiás - 22
18) Coritiba - 22
19) Joinville - 19
20) Vasco - 13

SÉRIE B:

VITÓRIA 1 X 1 OESTE
ABC 2 X 2 CRICIÚMA
AMÉRICA/MG 1 X 2 LUVERDENSE
CRB 2 X 1 BOTAFOGO
MACAÉ 1 X 1 SAMPAIO CORREIA
PARANÁ 3 X 2 SANTA CRUZ
PAYSANDU 2 X 0 BRAGANTINO
NÁUTICO 1 X 0 BOA ESPORTE
ATLÉTICO/GO 3 X 2 CEARÁ
MOGI MIRIM 1 X 1 BAHIA

Classificação:

1) Vitória - 38
2) Paysandu - 36
3) Botafogo - 36
4) América/MG - 35
5) Sampaio Correia - 35
6) Náutico - 35
7) Bahia - 35
8) Santa Cruz - 31
9) Criciúma - 39
10) Bragantino - 38
11) CRB - 38
12) Luverdense - 27
13) Atlético/GO - 27
14) Paraná - 26
15) Oeste - 26
16) Macaé - 25
17) Boa Esporte - 23
18) ABC - 19
19) Mogi Mirim - 18
20) Ceará - 17

SÉRIE C:

GRUPO A:

FORTALEZA 4 X 2 SALGUEIRO
CONFIANÇA 4 X 0 ICASA
CUIABÁ 3 X 1 ASA
AMÉRICA/RN 2 X 1 VILA NOVA
BOTAFOGO/PB 1 X 2 ÁGUIA DE MARABÁ

Classificação:

1) Fortaleza - 30
2) Vila Nova - 27
3) América/RN - 24
4) ASA - 23
5) Confiança - 21
6) Botafogo/PB - 19
7) Salgueiro - 18
8) Cuiabá - 14
9) Águia de Marabá - 9
10) Icasa - 7

GRUPO B:

JUVENTUDE 5 X 0 MADUREIRA
TUPI 1 X 0 PORTUGUESA
LONDRINA 2 X 1 BRASIL DE PELOTAS
CAXIAS 2 X 3 GUARATINGUETÁ
GUARANI X TOMBENSE/MG - Esse jogo será realizado hoje às 20h30.

Classificação:

1) Tupi - 27
2) Londrina - 27
3) Brasil de Pelotas - 24
4) Juventude - 22
5) Portuguesa - 21
6) Guarani - 16
7) Tombense/MG - 14
8) Madureira - 11
9) Guaratinguetá - 9
10) Caxias - 7

SÉRIE D:

GRUPO A1

NÁUTICO/RR 2 X 1 VILHENA
NACIONAL X RIO BRANCO/AC - Jogo será realizado hoje, às 21h

Classificação:

1) Remo* - 13
2) Rio Branco/AC - 11
3) Vilhena - 5
4) Náutico/RR - 4
5) Nacional - 4

GRUPO A2

GUARANI DE JUAZEIRO 1 X 1 RIVER/PI
SANTOS/AP 3 X 2 IMPERATRIZ

Classificação:

1) Palmas* - 11
2) River/PI - 10
3) Imperatriz - 8
4) Santos/AP - 7
5) Guarani de Juazeiro - 5

GRUPO A3

SERRA TALHADA 1 X 0 CAMPINENSE
COLO COLO/BA 1 X 3 CORURIPE

Classificação:

1) Campinense - 11
2) Coruripe - 10
3) Serra Talhada - 8
4) Colo Colo/BA - 5
5) Globo/RN* - 5

GRUPO A4

TREZE 1 X 0 GOIANÉSIA
ESTANCIANO 3 X 1 SERRANO/BA

Classificação:

1) Estanciano - 15
2) Treze - 12
3) Central* - 10
4) Goianésia - 5
5) Serrano/BA - 2

GRUPO A5

APARECIDENSE 2 X 0 COMERCIAL/MS
OPERÁRIO/MT 0 X 3 CALDENSE

Classificação:

1) Caldense - 13
2) Rio Branco/ES* - 11
3) Aparecidense - 9
4) Comercial/MS - 7
5) Operário/MT - 4

GRUPO A6

GAMA 1 X 1 CRAC/GO
BOTAFOGO/SP 3 X 1 DUQUE DE CAXIAS

Classificação:

1) CRAC/GO - 14
2) Gama - 12
3) Botafogo/SP - 11
4) Duque de Caxias - 4
5) Vila Nova/MG* - 3

GRUPO A7

YPIRANGA/RS 0 X 0 RESENDE
INTER DE LAGES 0 X 0 RED BULL BRASIL

1) Ypiranga/RS - 13
2) Operário/PR* - 10
3) Red Bull Brasil - 8
4) Inter de Lages - 7
5) Resende - 6

GRUPO A8

VOLTA REDONDA 0 X 1 METROPOLITANO
FOZ DO IGUAÇU 0 X 3 SÃO CAETANO

Classificação:

1) São Caetano - 15
2) Lajeadense* - 13
3) Metropolitano - 7
4) Volta Redonda - 6
5) Foz do Iguaçu - 5

(*) Em asterisco, os times que folgaram na rodada.

sábado, 29 de agosto de 2015

Prefeitura de Garanhuns recua e desiste de projeto de estacionamento na Praça Mestre Dominguinhos


Após a polêmica criada em torno da ideia de colocar um estacionamento na Praça Mestre Dominguinhos, a Prefeitura Municipal de Garanhuns, numa demonstração de atitude democrática, decidiu suspender o projeto. Segue abaixo uma nota assinada pelo tenente-coronel João Emmanuel Leite de Oliveira, diretor presidente da AMSTT, a autarquia de trânsito de Garanhuns:

"A AMSTT vem através desta nota, informar à população que devido aos últimos comentários ocorridos com respeito ao estacionamento público na Praça Mestre Dominguinhos, o projeto será suspenso, o qual tinha como objetivo principal atender o clamor da sociedade que cobrava intensamente medidas imediatas visando a necessidade de se ampliar o espaço de estacionamento de veículos na cidade, que em 2005 era de 18 mil veículos, aproximadamente, e em 2015, cresceu para mais de 48.000 veículos.

Esclarecemos ainda que o projeto inicialmente teria uma fase experimental visando a aprovação ou não da população, por entender que seria a única forma, a curto prazo, de tentar resolver esta necessidade social, sendo elaborado cuidadosamente de forma que todo material empregado na demarcação e sinalização fosse rapidamente retirado quando necessário, não afetando assim a sua estrutura original, o que nos dava a certeza de que poderíamos disponibilizá-la a qualquer momento para os eventos já previstos e os que eventualmente surgissem.

Sendo assim, a AMSTT reforça a intenção de sempre buscar as melhorias necessárias para fluidez e satisfação do trânsito em Garanhuns, mas sempre em consonância com a vontade popular, motivo da decisão, colocando-se desde já ao inteiro dispor para receber sugestões que visem vencer este grande desafio de se construir um trânsito melhor e com mais mobilidade dentro de uma cidade com uma frota de veículos em total expansão, face o forte crescimento populacional.

 Sem mais, agradecemos a compreensão da população, que entende da necessidade de se tomar medidas arrojadas, mas, facilitadoras e preparadoras para um futuro melhor".
                                
Atenciosamente,

 JOÃO EMMANUEL LEITE DE OLIVEIRA
Diretor Presidente

PSD faz festa do aniversário em Lajedo

O Partido Social Democrático, PSD, faz a festa de aniversário neste domingo, em Lajedo,  no Salão de Eventos Resplendor, a partir das 8h.
Estarão presentes o prefeito Rosssine, o vice Ramos, secretários municipais, vereadores e toda turma do 55.
O deputado federal e secretário de Estado André de Paula virá do Recife para prestigiar o ato.
Além do trabalho administrativo, o prefeito de Lajedo não descuida da parte política, de olho na reeleição.

BLOG DO ROBERTO ALMEIDA

http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2015/08/psd-faz-festa-de-aniversario-em-lajedo.html

Polêmica do estacionamento na Praça Mestre Dominguinhos

A decisão de transformar a Praça Mestre Dominguinhos em estacionamento a partir da próxima terça-feira vem causando polêmica em Garanhuns. É que a praça é muito conhecida por sediar eventos, a exemplo do Festival de Inverno, Garanhuns Jazz Festival, Jovem Guarda, entre outros.

De acordo com o Coronel Emanuel Leite, a decisão foi tomada pensando na mobilidade urbana. De acordo com o presidente da autarquia, as placas serão retiradas quando acontecer a realização dos eventos. Mas muitas pessoas não gostaram da decisão. 

Nota de esclarecimento – Concurso público

28 de agosto de 2015

A Secretaria de Administração, por meio da Comissão do Concurso Público de Garanhuns, informa que, o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), de acordo com o oficio nº 490/2015, atendeu à solicitação do município no que se refere a alteração do prazo para que haja a rescisão de todos os servidores contratados, que ocupem cargos das vagas ofertadas no Concurso Público da Prefeitura de Garanhuns.

De acordo o item IV do Termo de Ajustamento de Conduta 03/2014, os contratados supracitados teriam um prazo de 30 dias, contados a partir da homologação do concurso, para terem seus contratos rescindidos. Sendo necessário expor que após a nomeação o candidato tem o prazo de 30 dias para tomar posse do seu cargo público, apresentando um espaço temporal que se mostra danosa à coletividade por comprometer a execução dos serviços públicos essenciais, tais como, saúde, educação e assistência social.

Desta forma, fica estabelecido que os contratados sejam desligados do serviço público de forma gradativa, onde será dada andamento a nomeação e posse dos aprovados. O prazo final para rescisão será o mês de dezembro deste ano, conforme exarado pelo Ministério Público.



Assessoria de imprensa – Secretaria de Administração

Convocatória do Natal Luz 2015 abre segunda-feira (31)


Inscrições seguirão até o dia 18 de setembro

28 de agosto de 2015
O Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Cultura, abre, na próxima segunda-feira (31), a convocatória para a seleção de propostas de artistas e grupos musicais ou culturais - municipais, estaduais e nacionais -, para compor a programação do Natal Luz 2015, que inclui cortejos, desfile com carros alegóricos, encenações de autos de natal, cantatas natalinas e apresentações em palcos e praças. O edital poderá ser acessado através do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), a partir de segunda, pelo endereço: www.diariomunicipal.com.br/amupe, ou pelo portal da Prefeitura, através do link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-natal-luz-2015/.
Para participar, os interessados devem apresentar propostas de shows, preferencialmente relacionados ao ciclo natalino e à Cultura Popular, tais como reisados, pastoris, bandas de pífanos, espetáculos de dança e ballet, bandas gospel, MPB, entre outros. As propostas deverão ser apresentadas em envelopes individuais, fechados e externamente identificados, contendo obrigatoriamente: formulário de inscrição em uma via impressa - disponível pelo link: http://www.garanhuns.pe.gov.br/convocatoria-natal-luz-2015/ -, e material comprobatório promocional como releases, fotos, CDs, DVDs e fotografias, entre outros detalhes.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 31 de agosto a 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 14h00, na sede da Secretaria de Cultura de Garanhuns, localizada na rua Treze de Maio S/N, sala 05, centro, ou via Correios e Sedex, para este mesmo endereço (CEP: 55295-040), com postagem até o último dia do prazo. A Secretaria de Cultura deverá enviar o resultado para ser divulgado no site do Governo Municipal até o dia 30 de setembro.
Texto: Samara Pontes
Foto: Arquivo Secom PMG

Centenas de garanhuenses vão às ruas em prol dos direitos da pessoa com deficiência





Momento de conscientização está inserido nas ações em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

28 de agosto de 2015

Centenas de pessoas lutando por uma causa em comum: a busca por mais respeito para as pessoas com deficiência. Foi com esse intuito que diversos garanhuenses saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (28). A caminhada, marcando mais uma ação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, foi realizada em parceria com o Governo Municipal de Garanhuns, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Esportes, Governo, Pessoa com Deficiência, Assistência Social, Comunicação Social e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT). Escolas da rede pública e privada, dentre outras instituições, participaram do momento.

O secretário de Governo, interino da Pessoa com Deficiência, Wanderley Lopes, participou da mobilização e fala sobre a importância da caminhada. “Esse momento representa mais uma ação de inclusão social, chamando a atenção da população de Garanhuns para essa luta. O intuito não é pedir mais leis. Mas fazer valer as que já existem, que, em seu corpo escrito, já são bem definidas. É uma forma também de chamar a atenção das pessoas para lutarmos juntos por essa causa. Essa luta deve ser de cada cidadão. A indiferença no cotidiano surge quando não se enxerga a pessoa, e sim, a deficiência. Mas vale ressaltar que, ser diferente é normal, anormal é ser indiferente”, enfatizou o titular da pasta.

A busca por uma sociedade mais inclusiva, pela garantia do cumprimento dos direitos das pessoas com deficiências e a luta pela inclusão dessas pessoas no contexto social foi o que impulsionou a realização dessa caminhada e das diversas atividades que foram promovidas durante essa semana, pelo Governo Municipal, em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A realização de ações em todo o município são largos passos dados nesse caminho por políticas públicas cada vez mais inclusivas.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude), José Juca de Melo, comemora as ações realizadas em Garanhuns.  “Essa caminhada foi muito bonita. E foi mais um avanço nessa luta pelo direito das pessoas com deficiência, que em primeiro lugar são pessoas. Agradecemos a todos que participaram conosco desse momento. Essa é a terceira caminhada, realizada aqui em Garanhuns, em prol da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência e vamos continuar, todos os anos, lutando por essa causa. Já temos obtido muitas conquistas, porém não vamos parar de lutar”, afirma o presidente.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

II Encontro de Formação dos Conselhos Escolares é realizado pela Secretaria de Educação



Iniciativa reuniu representante do segmento para discutir o processo de gestão democrática


27 de agosto de 2015

Foi realizado, na manhã de hoje (27), no auditório da Escola Professor Antônio Gonçalves Dias – Caic, o II Encontro de Formação dos Conselhos Escolares da Rede Municipal de Ensino. O momento reuniu representantes do segmento e teve o intuito principal de apresentar o papel do Conselho Escolar no processo de gestão democrática.

A diretora de Ensino, Wilza Vitorino, abriu as atividades destacando a importância do órgão colegiado que favorece a promoção da democracia e que facilita o bom andamento da vida escolar. De acordo com a mesma, “o Conselho Escolar é de extrema importância para contribuir na implantação da autonomia e a participação da comunidade escolar”.

Os principais pontos sobre este processo foram explanados na ocasião, por meio da palestra: “O papel do Conselho Escolar no Processo de Gestão Democrática: escolha do diretor escolar”, sendo ministrada pelas professoras Evaneide Leite e Edilene Vilaça. Além disso, o encontro contou com a apresentação cultural do Grupo de Percussão do Caic; informes sobre o dia “D” dos Conselhos Escolares; I Encontro Estadual; Curso para Conselheiros e avaliação do encontro.  

Conselhos Escolares – Os conselhos definem quais as normas internas e o funcionamento da escola, participando também da elaboração do Projeto Político-Pedagógico. Além disso, esses órgãos analisam questões enviadas pelos diversos segmentos da escola, acompanham a execução das ações pedagógicas, administrativas e financeiras, além de mobilizarem a comunidade escolar na participação em atividades destinadas a melhoria da qualidade do ensino.

Texto e fotos: Samara Pontes [Com informações do portal do Ministério da Educação (MEC)

Cohab II recebe Roda de Sanfona neste domingo (30)

Nando Azevedo fará a base musical da apresentação

27 de agosto de 2015

No próximo domingo (30), a partir das 10h30, Garanhuns contará mais uma vez com o projeto “Roda de Sanfona Mestre Dominguinhos”. Desta vez, a ação vai passar pelo bairro Francisco Figueira (Cohab II), na avenida Deolinda Silvestre Valença (antiga rua 1), entre os números 325 e 355. Toda a cidade está convidada a participar do momento.

A base musical das apresentações deste domingo será feita pelo cantor Nando Azevedo, no entanto, qualquer pessoa pode levar seu instrumento e de forma voluntária participar do projeto. O Roda de Sanfona propaga a cultura do autêntico forró pé-de-serra e foi criado este ano na segunda edição do Viva Dominguinhos. O evento acontece a cada 15 dias e passará por outros bairros da cidade.

Texto: Samara Pontes

Núcleo de Estudo de Gênero, Raça e Etnia é lançado em Garanhuns


O núcleo servirá para discutir com jovens estudantes temas para combater a violência em Garanhuns


27 de agosto de 2015

Desconstruir a cultura de violência e fortalecer a aceitação da diversidade em Garanhuns. Esse é o principal objetivo do Núcleo de Estudo de Gênero, Raça e Etnia (Negra-E), que foi lançado, ontem (26), pela Secretaria da Mulher (SecMul). Na ocasião, várias propostas para o núcleo foram discutidas pelos estudantes presentes. O Negra-E, que tem a formatação de um fórum permanente de discussão, irá promover rodas de diálogos reflexivas para as comunidades, por meio de conversas com as jovens, através, também, de atividades lúdicas como teatro, dança e música.

A iniciativa visa discutir, refletir e compartilhar conhecimentos sobre questões que inquietam as jovens mulheres de Garanhuns, na busca por soluções, ou minimização, de conflitos que envolvem a violência. “É uma forma de estarmos mais próximos das nossas jovens, conhecendo as necessidades e ideias para desconstruir essa cultura de violência em nossa sociedade”, comentou a secretária da Mulher de Garanhuns, Eliane Vilar. As atividades serão realizadas com a supervisão de uma psicóloga da SecMul e supervisão pedagógica das escolas, onde os jovens estiverem matriculados, em parceria com a Secretaria Municipal da Juventude.

O Negra-E funcionará na sede da Secretaria da Mulher de Garanhuns, localizada na avenida Frei Caneca, n° 144, bairro Heliópolis. As reuniões serão realizadas, quinzenalmente, para todo o público jovem interessado. Ter um bom desempenho escolar, frequência e um comportamento exemplar são os requisitos para que os estudantes participem das discussões. O cronograma das atividades posteriores será divulgado nas reuniões.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico

Jovem que nasceu sem braços é exemplo de superação em Garanhuns





Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, Tatiana se apresenta como um exemplo motivacional para muitos


27 de agosto de 2015

A emocionante e singular história de vida de Tatiana Lourenço, de 32 anos de idade, é um exemplo de força de vontade e determinação. A jovem, que já nasceu sem os dois braços, realiza, com os pés, todas as atividades domésticas que, habitualmente, são realizadas com os membros superiores, como lavar louças, pentear os cabelos, decorar unhas e até mesmo fazer crochê. Na Semana da Pessoa com Deficiência, que vem sendo vivenciada em todo o Brasil, Tatiana passa a ser exemplo de superação.

Desde pequena ela usava seus pés como se fossem suas mãos. Sua agilidade e flexibilidade impressionam a todos que com ela convivem. “Quando eu estudava, muitas pessoas me olhavam de forma estranha, mas isso nunca foi motivo para que eu desanimasse na vida, sempre encarei com naturalidade, e nunca desisti dos meus objetivos”, declara Tatiana.

Tatiana já foi beneficiada com uma casa, através do programa federal ‘Minha Casa, Minha Vida’, e também já conta com os benefícios do Passe Livre - programa federal que visa proporcionar às pessoas com deficiência, e carentes, a terem gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. Serviços nos quais são executados, em Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social. “Sou muito grata a tudo que fizeram e fazem por mim. Quando estou passando por alguma dificuldade é lá que me ajudam”, afirma, emocionada.

Casamento – Tatiana, além de seguir sua vida de forma normal, também encontrou um companheiro. Ela irá se casar no próximo dia 11 de setembro.

Texto e fotos: Luanny Porto
Edição de texto: Cloves Teodorico

Estudantes de Medicina terão vivência em Unidades de Saúde de Garanhuns


Além de contribuir com a formação dos futuros médicos, a iniciativa trará melhorias para o atendimento de saúde em Garanhuns


27 de agosto de 2015

Para promover a saúde e auxiliar na prevenção de doenças e agravos na sociedade, o Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), irá inserir 40 estudantes da referida instituição de ensino em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). Os formandos, que terão o médico como preceptor de suas atividades, estarão nas unidades discutindo temas de maior necessidade da população da área, de acordo com o perfil da comunidade, que será traçado por eles mesmos, em visitas domiciliares, junto aos agentes comunitários de saúde.

A coordenadora de Educação em Saúde, Daniele Chianca, está articulando a interação entre a UPE e a Secretaria de Saúde. “A presença desses estudantes nas unidades, à longo prazo, trará um retorno a Garanhuns, pois estaremos formando profissionais que terão um novo olhar para a comunidade, serão médicos que conhecem de perto as necessidades dos garanhuenses. Porém, além disso, de imediato, perceberemos melhorias nos serviços, pois esses estudantes estarão em contato com a população, observando e acompanhando casos, que serão levados ao médico do setor de abrangência, na unidade onde eles estiverem atuando”, comenta a enfermeira.

De acordo com o secretário de Saúde de Garanhuns, Alfredo de Góis, essa é uma forma de contribuir com a formação dos futuros médicos de Garanhuns e aproveitar essa aprendizagem para aumentar a assistência em saúde à população. “Com essa ação, nós interferimos na base de formação dos profissionais da área, que vai definir quem serão os nossos futuros médicos. Além disso, nós humanizamos ainda mais os atendimentos por meio do maior contato que esses estudantes terão com a população. Essas atividades representam mais um avanço da saúde de Garanhuns e, para nós, é uma alegria imensa estar colaborando com essa conquista”, comenta o titular da pasta.

Durante o período da manhã, os estudantes abordarão, em palestras, e irão auxiliar a população com respeito a assuntos específicos, como saúde mental, câncer de próstata e útero, hipertensão e outras doenças, tendo o primeiro contato com essas pessoas e, à tarde, levarão para as salas de aula alguns casos e as experiências adquiridas para serem debatidas com os professores. Dessa forma, os formandos em medicina poderão estudar, entender e avaliar a rotina de pacientes que convivem com patologias mais prevalecentes na área, colaborando com a melhoria dos serviços no município. Ao final do período de atuação dos estudantes, os médicos das unidades que estarão acompanhando essa aprendizagem, receberão um certificado de preceptoria.

Texto e fotos: Ruthe Santana
Edição de texto: Cloves Teodorico